Direitos da Gestante
Você sabia que as gestantes 🤰 têm uma série de direitos que podem facilitar esse período? Para começar, elas têm o direito a atendimento médico, que inclui: atenção obstétrica, cuidado hospitalar básico, gratuidade (pelo SUS) de teste para detectar sífilis e HIV – e caso dê positivo para HIV, elas têm o direito de receber leite em pó gratuitamente até o bebê completar seis meses 👶.
Já na parte trabalhista, a gestante pode receber licença-maternidade de 120 dias 📅, desde que tenha carteira assinada; não pode ser demitida sem justa causa durante o período em que estiver grávida e até 5 meses depois do parto; até o bebê completar 6 meses, ela pode ser dispensada do trabalho todos os dias por dois períodos de meia hora ou um período de uma hora para poder amamentar 🍼.
Há ainda os direitos sociais, que incluem prioridade nas filas e assentos reservados em transportes públicos; e os direitos estudantis, que garantem à gestante o direito à licença-maternidade sem prejuízo do período escolar e o direito de cumprir as tarefas estudantis 📓 em casa a partir do 8º mês de gestação.
Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos o site: http://bit.ly/direitos-da-gestante
Saiba de seus direitos!